Easter Parade 2015

Significado Do Tradicional Desfile dos Chapéus de Páscoa

Desfile na 5a. Avenida hoje, domingo de Páscoa – 5 de abril de 2015. Fotos por Silvia Matera Gerber

Esta tradição teve inicio por volta de 1800, quando a classe superior da sociedade que frequenta cultos de Páscoa em várias igrejas da Quinta Avenida, ao sair da igreja, iam passear pela avenida mostrando suas novas roupas e chapéus para a primavera.  Isso despertou curiosidade nos cidadōes das demais classes econômicas, que começaram a aparecer ao longo da Quinta Avenida para observa-los.

A tradição atingiu o seu pico por meados do século 20, e, em 1948, foi lançado o famoso filme, Easter Parade estrelado por Fred Astaire e Judy Garland com a música de Irving Berlin.

A tradição do desfile da Páscoa continua presente em Manhattan na Quinta Avenida entre as ruas 49 Street até a rua 57th Street.  A cidade fecha o tráfego de automóveis dando abertura para os pedestres passearem. Os participantes aparecem com a maior variedade de gorros e chapéus super extravagantes. O evento não tem significado religioso, mas não deixa de ter raízes do Cristianismo. Hoje, outras cidades em toda a América do Norte também têm seus próprios desfiles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *